sexta-feira, 3 de Maio de 2024  22:22
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Sopa de Abóbora

Sopa de Abóbora

Retire a pele à abóbora e corte-a em pedaços. Lave muito bem o alho francês e corte-o em fatias finas. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
22-10-2009

Cantanhede já aderiu


Anadia adere ao projecto Limpar Portugal

Está ainda em fase embrionária no concelho de Anadia, mas o objectivo é fazer com que a população se empenhe numa iniciativa que é pioneira no país.

Designado por Movimento Limpar Portugal (PLP), este movimento cívico visa promover a educação ambiental, levando a cabo um projecto pioneiro. "Mãos à obra! Limpar Portugal!" nasceu pelas mãos de um grupo de cidadãos (todos voluntários) preocupados com a questão ambiental. A grande iniciativa está prevista para 20 de Março de 2010 e pretende limpar a floresta portuguesa de todos os lixos nela depositada.

Em Anadia, o movimento dá os primeiros passos pela mão da comerciante Paula Fernandes: "abracei este projecto assim que dele tive conhecimento. Como trabalho numa empresa de eventos, no Porto, foi lá que conheci os coordenadores do Movimento, nomeadamente Carlos Evaristo, coordenador dos distritos de Aveiro e Braga".

A anadiense revela ainda que o objectivo passa por desenvolver uma iniciativa em tudo semelhante à que foi desenvolvida, em Março de 2008, na Estónia. Ou seja, limpar as lixeiras ilegais existentes no espaço florestal de Portugal, no dia 20 de Março do próximo ano.

"O Projecto LimparPortugal funcionará com uma coordenação nacional e com tantas coordenações regionais (distritais e concelhias) quantas as necessárias", adiantou, dando conta de que cidades como Aveiro, Vila Real, Guarda, Viana do Castelo, Bragança, entre muitas outras, já aderiram a esta causa.

Na Bairrada, Anadia e Cantanhede começam a organizar-se. Isso mesmo é referido por Paula Fernandes: "estamos em fase de organização e para breve está prevista uma reunião por cada concelho, de forma a eleger os responsáveis de coordenação do mesmo, até porque precisamos saber com quem vamos poder contar".

Daí que defenda que todas as pessoas devem aderir, desde os agrupamentos escolares, aos escuteiros, passando por associações, colectividades, empresas, forças militares e comunidade em geral. "É completamente gratuito e não aceitamos doações em dinheiro. O Projecto LimparPortugal aceita e agradece doações de bens e serviços que possam contribuir para a prossecução do seu objectivo (ex: luvas, sacos de lixo, disponibilização de transportes e/ou máquinas de remoção, etc..)", avançou. Por isso, a organização está também empenhada em envolver as Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais neste inédito projecto.

"Ninguém melhor do que as autarquias para nos ajudar a assinalar lixeiras e locais a limpar, uma vez que possuem técnicos em ambiente indispensáveis ao bom desenvolvimento do projecto, até porque é necessário fazer um reencaminhamento adequado aos resíduos", acrescentou.

Mais informações em www.limparportugal.org


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®